15 de abril de 2009

Carta de Intenções

1. O Movimento Esperança Bombarral (MEB) é um movimento cívico que tem a sua génese na defesa das raízes culturais do concelho do Bombarral. Constitui-se para intervir e defender causas. E para defender os valores culturais e rurais, o património cultural natural e edificado e o ambiente do concelho do Bombarral e outros que possam vir a emergir.

2. O MEB tem como objectivos contribuir, através da intervenção cívica, para o aprofundamento da participação dos cidadãos na resolução dos problemas locais, no poder autárquico e na democracia participativa, de acordo com a Constituição da Republica.

3. O MEB é um movimento independente, sem credos nem filiações políticas, e aberto a quaisquer cidadãos de qualquer religião e filiados ou não filiados em qualquer partido político.

4. O MEB não tem intuito de se constituir em partido político. È um espaço de cidadania do qual poderão beneficiar as instituições culturais, económicas, sociais, desportivas e autárquicas concelhias e todos os munícipes do Bombarral.

5. O MEB promoverá debates sobre temas relevantes de âmbito local e geral, apoiará todos os cidadãos/autarcas concelhios que manifestem essa intenção e dinamizará petições, acções populares e iniciativas locais de cidadãos, com vista à concretização dos seus objectivos.

6. O MEB projectará as suas actividades e iniciativas no espaço público de cidadania concelhia, incluído os meios de comunicação social e outras tecnologias de informação.

7. O MEB aceita a adesão voluntária de cidadãos e cidadãs que concordem com os seus objectivos e valores, através da inclusão em lista de membros/participantes, publicamente disponibilizada.

8. O MEB não obriga os cidadãos que nele participam a qualquer disciplina de grupo.

9. O MEB aceita todas as participações e iniciativas que se enquadrem nos seus objectivos apresentadas pelos seus membros/participantes.

10. A coordenação do MEB e as suas actividades serão desenvolvidas por uma mesa coordenadora provisória.